terça-feira, 23 de dezembro de 2014

TAOÍSMO E O FLUXO DA VIDA

 Para o taoísmo, caminhante é aquele que vive no presente e segue a constância do movimento da vida

Ao trilhar o caminho voltamos os olhos para dentro em busca do próprio coração, segundo o taoísmo
O taoísmo apresenta uma maneira que pode transformar nossa vida numa jornada mais leve e prazerosa. A própria palavra “tao”, em sua escrita original chinesa (ideograma道), indica a solução para descomplicar a vida: fazer da caminhada o próprio caminho, isto é, sem o ato de caminhar não existe nem caminho nem caminhante. António Machado (célebre poeta espanhol, 1875-1939), nos versos de “Proverbios y Cantares” (1), sintetiza a singeleza do Tao: “Caminhante, são teus passos o caminho e nada mais/Caminhante, não há caminho/Faz-se o caminho ao andar”.
O caminhante é aquele que vive no presente, um mero observador que se deixa conduzir pela naturalidade e constância do movimento da vida, seguindo sua vocação, sem conflitos, sem atritos, sem desperdícios. Sempre guiado pelo coração, o caminhante prossegue com equilíbrio e moderação, conduzindo a vida de modo sensato e bem humorado.   
Muitas vezes, para não dizer na maioria das vezes, empreendemos nossa jornada sem prestarmos atenção alguma na estrada que estamos a trilhar. Apenas seguimos o que comumente todas as pessoas fazem: estudar, trabalhar, consumir, estudar mais para trabalhar mais, trabalhar mais para ganhar mais, ganhar mais para consumir mais, sempre mais, mais e mais. Até que chegamos a um ponto de retrocesso: menos disposição, menos saúde, menos energia, e nenhum tempo a mais. E a vida se foi sem nos darmos conta de que não vivemos, fomos vividos.
Por outro lado, quando estamos sintonizados com o ritmo natural da existência, podemos nos harmonizar com as mudanças em todos os acontecimentos, trilhando a extensão de nossa rota passo a passo, num compasso adequado ao fluxo evolutivo de todas as coisas, com humildade e suavidade.
Um passo de cada vez
clique abaixo para continuar a leitura

Conheça hábitos da alimentação ayurvédica que aceleram a queima de gordura

Especialistas indicam receitas de chás e temperos para ajudar o metabolismo




 
RIO - Você não precisa ser um expert ou seguir com afinco a medicina ayurvédica para incorporar à dieta alguns hábitos dessa ciência milenar indiana. Baseadas nos ensinamentos que conquistaram Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett, pequenas mudanças na forma de se alimentar podem ajudar a perder aqueles quilinhos que cismam em não ir embora.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cinco Qualidades Pessoais Para Ter Uma Vida Melhor e Mais Feliz!!!



















fonte:suamente.com.br

Existem cinco qualidades importantes, pessoais que é preciso aprender a desenvolver para alcançar o sucesso e uma vida melhor.
Em meados da década de 1980, a organização de Gallup realizou uma das mais extensas pesquisas em razões para o sucesso já realizado.

Aprenda 19 lições dos samurais para alavancar sua carreira



O mestre Jorge Kishikawa aplica os ensinamentos da espada samurai em empresas de grande porte Foto: Divulgação
O mestre Jorge Kishikawa aplica os ensinamentos da espada samurai em empresas de grande porte

Como você age no trabalho, como um guerreiro ou uma flor? Como você lida com os contratempos? Você assume seus erros ou coloca a culpa nos outros? E como você utiliza seu tempo? Essas e várias outras reflexões fazem parte da estratégia de pensamento de um samurai em meio à batalha profissional.

Um novo dia irá nascer

Um novo dia irá nascer


Utopia
por: Lucas Tuler Borges
Então o homem acordou e vislumbrou um novo mundo com árvores com diversos tipos de frutas, com rios correndo uma água cristalina, onde a tecnologia era tão avançada que não havia mais doenças pra curar, as pessoas do lugar pareciam de bem consigo mesmas e lá também estavam pessoas a muito esquecidas. No ambiente se ouvia uma sinfonia harmoniosa. O homem se sentiu em paz.
Um garoto de aparência humilde se aproximou trazendo uma taça de vinho e limitou-se a dizer…

O dia que o tempo parou para mim

 por: Lucas T Borges



 
E lá estava eu sentado na varanda de casa, pensando em como eu pude ter esquecido minha bendita chave, algo que nunca havia acontecido até aquele momento. Fiquei tentando ligar para alguém do escritório para certificar que a chave estava na mesa, mas o sinal de celular como sempre estava terrível e como explicar o fato que nesse dia meus pais arrumaram de sair para uma reunião não sei onde. Eles que costumeiramente não costumam sair muito, mas claro no dia que eu esqueci a minha chave no escritório que fica do outro lado da cidade, meus pais também arrumaram algo que não estava no calendário, então eu já sem muita esperança de conseguir entrar em casa acabei por me acomodar em uma pilastra de madeira que sustenta a casa e a partir dali comecei a pensar, melhor meditar...será que eu ficara preso do lado de fora ou seria livre do lado de fora?

Na trilha do saber e da trancendência

Bom primeiramente seja bem vindo...




Criei esse blog da mesma forma que criei muitas coisas na minha vida...com um pensamento. O pensamento humano é capaz de nos levar a caminhos antes até inexplorados, mas que muitas vezes nos escolhemos não trilhar, penso que somos seres que estamos sendo preparados para algo muito maior que nossa própria existência, caminhamos para nossa transcendência.
Até a pessoa mais cética no mundo no fundo sabe que ele é uma coisa tão minúscula nesse universo e que é impossível ter a certeza que não existe nada além da nossa singela existência. Acredito que temos em nós a dádiva de mover montanhas apenas com nosso pensamento se deixarmos a nossa imaginação fluir. Esse fluxo de ideias é que nós trouxeram as maiores descobertas da história. Imagina se Cristovão Colombo não tivesse o pensamento de ir além e chegar até a America, imagina se Santos Dummont não tivesse acreditado que poderia colocar o 14 bis no ar, se John Lennon não tivesse acreditado que aqueles garotos pobres de Liverpool um dia poderiam mudar o mundo. Acredito que Deus tem seus servos (anjos, espíritos...) nos guiando, nos protegendo, e nos concedendo tais pensamentos, porém cabe a nos meros mortais escolher, sim isso mesmo escolher se queremos nos prender a esse pedaço de carne que chamamos de corpo ou nos libertar e ir além do que nos dizem ser a verdade.
Peço que se tem essa vontade de trilhar novos caminhos e chegar a novos destinos, me acompanhem nessa minha humilde caminhada na trilha do saber e da trancendência. Namastê.

Namastê (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação falada no Sul da Ásia.1 2 Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.3
É utilizada principalmente na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas.4 5 Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namastê é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.
Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial"