Embora a depressão tenha diversas causas possíveis, em uma mistura de inclinação genética e estressores ambientais, você não precisa apenas se conformar com o que está acontecendo.
No dia a dia, a cada instante, é possível realizar pequenas transformações na rotina para que ela se torne mais agradável e estimule seu cérebro a continuar trabalhando em busca da felicidade verdadeira.
1- Pratique mindfulness
Por que você faz o que faz? Mindfulness, ou atenção plena, é sobre prestar atenção ao momento presente, sem se deixar levar por distrações. É também não renegar a negatividade, mas observá-la sem julgamentos até que ela desapareça.
Ao perceber um pensamento negativo, pergunte-se: por que ele está aqui? O que fez com que ele aparecesse? Se for recorrente, pergunte-se: por que ele sempre vem?
Imagine cada pensamento negativo como um personagem caminhando em câmera lenta pela tela da sua mente. Ele puxa conversa, mas não dialogue com ele; deixe que ele desista de entrar em contato e vá embora.
2- Expresse suas emoções
Você não precisa de um milhão de amigos ou ser transparente com todos que conhece, porém escolha compartilhar suas emoções de alguma forma. Se você se sentir mais confortável utilizando mensagens de texto, faça isso.
Prefere se expressar por meio da arte? Pinte, escreva, faça bordados. É bom em algum esporte? Canalize suas emoções para ele (nesse caso, tome cuidado com o excesso de competitividade).
3- Faça atividade física
Você odeia academia? Ande pelo bairro. Suba as escadas do seu prédio. Alongue-se com a ajuda de um aplicativo. Nade na piscina do seu condomínio.
Colocar o corpo para trabalhar faz com que a ansiedade comprovadamente baixe e libera endorfinas, que ajudam a lidar com a dor emocional.
Um fator muito importante é a regularidade. Invista em uma atividade que você goste de fazer, para que ela se torne um hábito e não um suplício.
4- Tenha um diário de gratidão
Essa prática surgiu com um psicólogo que pretendia melhorar o bem-estar de soldados americanos que apresentavam estresse pós-traumático. Escrever uma vez por dia motivos pelos quais você pode ser grato fará com que a sua resiliência psicológica aumente.
Na prática, isso significa que você estará mais protegido dos impactos de eventos negativos quando eles ocorrerem.
5- Cuide do seu sono
Dormir mal é um dos principais fatores desencadeadores de depressão, embora poucas pessoas se deem conta disso. Sem dormir bem, seu corpo não se reorganiza adequadamente para o dia seguinte, de maneira que a sua irritação se eleva diante das situações mais esdrúxulas.
Os sonhos, por exemplo, são uma parte importante do sono profundo e servem para que nossas memórias funcionem a contento.
Sem esse processamento, você estará empilhando suas vivências em uma espécie de “quarto de entulhos” que trará surpresas desagradáveis mais tarde
6- Aprecie obras de arte
A apreciação da beleza tem um papel regenerador comprovado pela ciência. Por meio da cultura, podemos nos identificar com aqueles que viveram em épocas anteriores a nós e que passaram por dilemas existenciais semelhantes. A arte permite que você identifique que não está sozinho em seus sentimentos.
Intervenções com o uso a arte são benéficas, inclusive, para alimentar laços sociais (uma vez que frequentemente as pessoas buscam discutir o que apreciaram) e possibilitam o contato mais estreito com o próprio eu.
7- Identifique seu propósito de vida
É um bom momento para você conhecer, ou começar a praticar, a ikigai. Essa é uma técnica oriental em que, em uma única mandala, você identifica como seus desejos, sua vocação e sua contribuição para o mundo se inter-relacionam.
Com a ikigai, seu propósito de vida deixará de ser uma abstração e tomará uma forma prática, lógica e realizável. Além de ajudar si mesmo, você saberá como ajudar os outros com os talentos que você tem.
8- Dance as suas músicas preferidas
Mesmo quem detesta atividade física provavelmente adora dançar ao som de certas músicas. Você pode aproveitar isso para mexer seus músculos e, com isso, estimular a síntese de proteínas que são essenciais para que seu cérebro funcione bem.
Priorize músicas animadas, que elevem o seu humor, ao invés de deixá-lo triste. Por mais que algumas canções tristes sejam definitivamente belas, elas não o ajudarão nesta empreitada, então deixe-as para outra ocasião.