quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Mais saúde mental em 2022: 7 dicas para colocar em prática desde já!

 Nunca se falou tanto em saúde mental desde os últimos tempos. Independentemente dos rumos que o combate à pandemia vai tomar no próximo ano, é fundamental cuidar de si e dos próprios sentimentos e pensamentos para ter um 2022 com bem-estar e equilíbrio. Veja só as dicas que separamos para você:

1. Para começar um novo ciclo em paz, é preciso definir prioridades. Antes de amar alguém, valorize-se mais e pense em você. Deixe todos os seus sentimentos muito claros e tenha consciência do que de fato quer para a sua vida. Nada de aceitar aquilo que não está bacana, ok?

2. Aposte sempre em relações que tenham visões futuras. Ou seja, objetivos, planejamento e sonhos. Não fique em relações rasas por medo de ficar só. A vida é ampla e novas oportunidades surgem a todo momento, basta olhar ao redor e semear o melhor que o universo propõe.

3. Pratique a arte do diálogo. Fale tudo, não deixe de desabafar ou até mesmo reclamar daquilo que lhe incomoda. Se liberte de viver para agradar o outro. Não siga alimentando sentimentos ruins, como raiva, revolta, amargura ou tristeza. Os relacionamentos não são perfeitos, mas podem ser leves e saudáveis.

4. Seja otimista. Deixe o pessimismo pra lá. Mentalize boas vibrações e energias para não alimentar a sua mente com pensamentos negativos e acelerados.

5. Já pensou em praticar meditação? É a melhor técnica para se acalmar, lidar com a ansiedade e viver o momento presente. Se sua mente está em dia, o resto fica mais fácil.

6. Desconstrua a ideia de ter de ser produtivo a todo momento ou que precisa sempre agradar para que percebam a sua função e utilidade. Ou seja, vale estabelecer limites consigo mesmo e consequentemente os demais que convivem com você perceberão que o seu lado “boazinha” não está mais lá.


7. O ano começa quando a decisão parte de cada um. A evolução precisa ser constante, portanto não deixe de fazer uma lista com aspectos fundamentais de sucesso para 2022. Se planeje, organize as ideias, e coloque em ação. Não deixe apenas no papel. Se possível, compre uma agenda, um planner ou aposte em blocos de notas online para não se perder.


Que Deus abençoe a todos e feliz Natal!

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Agentes da boa música da simpatia

 







Não sou eu quem me navega...

AMo- te



E por falar em saudade
Onde anda você
Onde andam os seus olhos
Que a gente não vê
Onde anda esse corpo
Que me deixou morto
De tanto prazer

E por falar em beleza
Onde anda a canção
Que se ouvia na noite
Dos bares de então
Onde a gente ficava
Onde a gente se amava
Em total solidão

Hoje eu saio na noite vazia
Numa boemia sem razão de ser
Na rotina dos bares
Que apesar dos pesares
Me trazem você

E por falar em paixão
Em razão de viver
Você bem que podia me aparecer
Nesses mesmos lugares
Na noite, nos bares
Onde anda você

terça-feira, 6 de julho de 2021

O Amor está aqui

 


Quando suas pernas não funcionarem como antes
E eu não puder te carregar no colo
Sua boca ainda se lembrará do gosto do meu amor?
Seus olhos ainda sorrirão junto de suas bochechas?
E, querida, eu te amarei até que tenhamos 70 anos
E, amor, meu coração ainda se apaixonaria tão intensamente como foi aos 23 anos
E estou pensando em como

As pessoas se apaixonam de maneiras misteriosas
Talvez apenas com o toque de uma mão
Bem, eu, eu me apaixono por você a cada dia
E eu só quero te dizer que estou apaixonado

Então, querida, agora, me abrace amorosamente
Beije-me sob a luz de mil estrelas
Coloque sua cabeça sobre meu coração acelerado
Estou pensando alto
E talvez nós tenhamos encontrado o amor bem aqui onde estamos

Quando meu cabelo estiver quase desaparecendo e minha memória sumir
E as multidões não lembrarem mais do meu nome
Quando minhas mãos não tocarem as cordas do mesmo jeito
Eu sei que você me amará da mesma forma
Porque, querida, sua alma nunca envelhece, ela é eterna
E, amor, seu sorriso estará sempre em minha mente e memória
E estou pensando em como

As pessoas se apaixonam de maneiras misteriosas
Talvez seja tudo parte de um plano
Bem, eu continuarei a cometer os mesmos erros
Esperando que você entenda

Então, querida, agora, me abrace amorosamente
Beije-me sob a luz de mil estrelas
Coloque sua cabeça sobre meu coração acelerado
Estou pensando alto
Talvez nós tenhamos encontrado o amor bem aqui onde estamos

Então, querida, agora, me abrace amorosamente
Beije-me sob a luz de mil estrelas
Oh, querida, coloque sua cabeça sobre meu coração acelerado
Estou pensando alto
Talvez tenhamos encontrado o amor bem aqui onde estamos

Oh, querida, nós achamos o amor bem aqui onde estamos
E nós achamos o amor bem aqui onde estamos

segunda-feira, 15 de março de 2021

Tortinha Funcional de Chocolate




Tortinha funcional de chocolate super fácil, gostosa e nutritiva!

INGREDIENTES


½ xícara de nozes + 2 colheres de sopa picada


¼ xícara de amêndoas


¼ xícara de castanha do pará


1 colher de sopa de cacau em pó


2 colheres de sopa de óleo de coco


200g de chocolate 60% cacau derretido


1 colher de sopa de mel

INSTRUÇÕES


No processador, triturar as nozes, as amêndoas, a castanha do pará, o cacau em pó e o óleo de coco.


Cobrir o fundo de uma forma de fundo removível, previamente coberta com papel manteiga, e levar a geladeira por 20 minutos.


Em uma tigela, misturar o chocolate e o mel.


Dispor na forma, decorar com nozes picadas, refrigerar por mais 20 minutos antes de servir.




quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

20 estratégias que farão seu cérebro aprender a lidar com a DEPRESSÃO





 Embora a depressão tenha diversas causas possíveis, em uma mistura de inclinação genética e estressores ambientais, você não precisa apenas se conformar com o que está acontecendo.

No dia a dia, a cada instante, é possível realizar pequenas transformações na rotina para que ela se torne mais agradável e estimule seu cérebro a continuar trabalhando em busca da felicidade verdadeira.

1- Pratique mindfulness

Por que você faz o que faz? Mindfulness, ou atenção plena, é sobre prestar atenção ao momento presente, sem se deixar levar por distrações. É também não renegar a negatividade, mas observá-la sem julgamentos até que ela desapareça.

Ao perceber um pensamento negativo, pergunte-se: por que ele está aqui? O que fez com que ele aparecesse? Se for recorrente, pergunte-se: por que ele sempre vem?

Imagine cada pensamento negativo como um personagem caminhando em câmera lenta pela tela da sua mente. Ele puxa conversa, mas não dialogue com ele; deixe que ele desista de entrar em contato e vá embora.

2- Expresse suas emoções

Você não precisa de um milhão de amigos ou ser transparente com todos que conhece, porém escolha compartilhar suas emoções de alguma forma. Se você se sentir mais confortável utilizando mensagens de texto, faça isso.

Prefere se expressar por meio da arte? Pinte, escreva, faça bordados. É bom em algum esporte? Canalize suas emoções para ele (nesse caso, tome cuidado com o excesso de competitividade).

3- Faça atividade física

Você odeia academia? Ande pelo bairro. Suba as escadas do seu prédio. Alongue-se com a ajuda de um aplicativo. Nade na piscina do seu condomínio.

Colocar o corpo para trabalhar faz com que a ansiedade comprovadamente baixe e libera endorfinas, que ajudam a lidar com a dor emocional.

Um fator muito importante é a regularidade. Invista em uma atividade que você goste de fazer, para que ela se torne um hábito e não um suplício.

4- Tenha um diário de gratidão

Essa prática surgiu com um psicólogo que pretendia melhorar o bem-estar de soldados americanos que apresentavam estresse pós-traumático. Escrever uma vez por dia motivos pelos quais você pode ser grato fará com que a sua resiliência psicológica aumente.

Na prática, isso significa que você estará mais protegido dos impactos de eventos negativos quando eles ocorrerem.

5- Cuide do seu sono

Dormir mal é um dos principais fatores desencadeadores de depressão, embora poucas pessoas se deem conta disso. Sem dormir bem, seu corpo não se reorganiza adequadamente para o dia seguinte, de maneira que a sua irritação se eleva diante das situações mais esdrúxulas.

Os sonhos, por exemplo, são uma parte importante do sono profundo e servem para que nossas memórias funcionem a contento.

Sem esse processamento, você estará empilhando suas vivências em uma espécie de “quarto de entulhos” que trará surpresas desagradáveis mais tarde



6- Aprecie obras de arte

A apreciação da beleza tem um papel regenerador comprovado pela ciência. Por meio da cultura, podemos nos identificar com aqueles que viveram em épocas anteriores a nós e que passaram por dilemas existenciais semelhantes. A arte permite que você identifique que não está sozinho em seus sentimentos.

Intervenções com o uso a arte são benéficas, inclusive, para alimentar laços sociais (uma vez que frequentemente as pessoas buscam discutir o que apreciaram) e possibilitam o contato mais estreito com o próprio eu.

7- Identifique seu propósito de vida

É um bom momento para você conhecer, ou começar a praticar, a ikigai. Essa é uma técnica oriental em que, em uma única mandala, você identifica como seus desejos, sua vocação e sua contribuição para o mundo se inter-relacionam.

Com a ikigai, seu propósito de vida deixará de ser uma abstração e tomará uma forma prática, lógica e realizável. Além de ajudar si mesmo, você saberá como ajudar os outros com os talentos que você tem.

8- Dance as suas músicas preferidas

Mesmo quem detesta atividade física provavelmente adora dançar ao som de certas músicas. Você pode aproveitar isso para mexer seus músculos e, com isso, estimular a síntese de proteínas que são essenciais para que seu cérebro funcione bem.

Priorize músicas animadas, que elevem o seu humor, ao invés de deixá-lo triste. Por mais que algumas canções tristes sejam definitivamente belas, elas não o ajudarão nesta empreitada, então deixe-as para outra ocasião.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Feijão branco com molho de tomates e vagem

 


Rendimento: 4 porções | Nível de dificuldade: médio | Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes do feijão

1 lata de feijão branco Bonduelle
1/3 da embalagem de vagem congelada Bonduelle
um fio de azeite de oliva extravirgem
½ cebola picada em cubos
½ dente de alho picado
1 tomate picado em cubos, sem sementes
1 colher (sopa) de folhas de tomilho
sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Ingredientes do arroz:

¼ da embalagem de espinafre picado congelado Bonduelle
1 xícara de arroz branco cozido
Azeite de oliva extravirgem a gosto
1 dente de alho picado
sal e pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Ingredientes do frango:

1 vidro de champignon fatiado Bonduelle escorrido
um fio de azeite de oliva extravirgem
½ cebola picada
½ dente de alho picado
1 peito de frango em cubos
uma pitada de sal
1 colher (sopa) de salsinha

Modo de preparo:

Para o feijão, em uma panela com azeite, refogue a cebola e o alho e tempere com sal e pimenta-do-reino. Adicione a vagem, o tomate e o tomilho e deixe até que evapore o líquido de cozimento. Acrescente o feijão e deixe até esquentar, mexendo de vez em quando.
Para o arroz, em uma panela com azeite, doure o alho, adicione o espinafre e tempere a gosto. Deixe até que evapore o líquido do cozimento, mexendo de vez em quando. Adicione o arroz cozido, misture e deixe até aquecer.
Em uma frigideira com um fio de azeite, doure o frango. Junte a cebola e o alho e deixe por três minutos. Acrescente o champignon e deixe até secar o líquido de cozimento. Desligue o fogo, adicione a salsinha e misture.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

A vida polêmica e a sabedoria de Osho

 

“Envelhecer, qualquer animal é capaz. Desenvolver-se é prerrogativa dos seres humanos. Somente uns poucos reivindicam esse direito.”                                                                                                                               Osho 

 Osho  foi líder religioso de uma seita de tradições dármicas, não se considerava um filósofo, mas sim um místico, pois seu principal propósito era o desenvolvimento da consciência, o autoconhecimento, através da meditação.

Foi durante toda a sua vida uma figura extremamente polêmica, em boa parte, porque ele próprio raramente procurava apaziguar ou evitar conflitos. Nunca foi um moralista, enfatizando sempre a consciência individual e a responsabilidade de cada um por si mesmo. Não considerava o ato sexual como um tabu, tendo uma postura bastante liberal a esse respeito.  Durante sua vida, foi perseguido em diversos países onde esteve, inclusive em sua terra natal.

 

Osho faleceu em 19 de janeiro de 1990. Algumas semanas antes dessa data, foi-lhe perguntado o que aconteceria com seu trabalho quando ele partisse. Ele disse: “Minha confiança na existência é absoluta. Se houver alguma verdade naquilo que estou dizendo, isso irá sobreviver… As pessoas que permanecerem interessadas em meu trabalho irão simplesmente carregar a tocha, mas sem impor nada a ninguém…”

 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Bolinho vegano de batata recheado com cogumelo

 

Este bolinhas são mega fáceis. E não são tão gordinhas assim! Se quiser, pode fazer com batata-doce. Eu fiz para servir de entrada de um almoço, mas serve muito bem acompanhado de uma bela salada.

Bom, o recheio também pode ser mudado… Trocar os temperos… E até a farinha. Usem a imaginação e depois me contem. Bom apetite, boa sexta!

Ingredientes


Bolinho

1 kg de batatas
2 folhas de louro
1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
2 colher(es) de sopa de cebolinha picada bem fina
1 colher(es) de chá de pimenta preta moída na hora
sal a gosto
3 colher(es) de sopa óleo ou azeite para fritar os bolinhos
Recheio
2 colher(es) de sopa de azeite
400 g de cogumelos frescos de sua preferência
1 cebola grande picada
1 dente de alho
1/2 xícara(s) de chá de aspargos
2 colher(es) de sopa de molho Shoyu

Instruções

Bolinho

Cozinhe as batatas com louro por aproximadamente 15 minutos, até fica no ponto para fazer purê.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra-as bem e deixe esfriar um pouco. Amasse-as com garfo ou espremedor, não use o processador, pois deixará as batatas aguadas.

Tempere com sal, pimenta e a cebolinha. Quando as batatas estiverem frias, adicione a farinha e misture bem.

Recheio

Lave os aspargos e corte as partes inferiores, a mais branca, cerca de 3cm. Pique-os. Reserve

Pique os cogumelos como preferir. Reserve.

Em uma frigideira grande, esquente 2 colheres de azeite. Refogue o alho e a cebola por um minuto, junte os cogumelos, os aspargos e refogue por mais 3 minutos, mexendo sempre.

Derrame o molho Shoyo, misture, deixe secar um pouco e desligue o fogo.

Misture com a cebolinha e reserve.

Finalização

Pegue um pouco de massa, cerca de duas colheres de sopa, modele em formato de um disco, coloque uma colher do recheio, cubra com um pouco mais de massa e termine de modelar.

Aqueça o óleo ou o azeite em uma panela grande.

Coloque os bolinhos com cuidado na frigideira e frite por cerca de 5 minutos ou até dourar. Vire e frite do outro lado até dourar.