quinta-feira, 12 de abril de 2018
Tang Yuan com recheio de carne
15 de janeiro, segundo o calendário lunar chinês, é o dia em que celebramos a Festa das Lanternas, uma espécie de epílogo da Festa da Primavera. A comida típica deste Festival é o Tang Yuan, também chamado de Yuan Xiao. É um tipo de bolinho recheado que é feito com farinha de arroz glutinoso. Este prato surgiu na dinastia Song, e tem uma larga tradição na história culinária chinesa. Ainda nos dias de hoje, as famílias chinesas seguem a tradição de comer o Tang Yuan durante a Festa das Lanternas.
A essência de um bom Tang Yuan está no seu recheio. Existem muitas variedades de recheios de Tang Yuan, como tâmaras e feijão, gergelim, chocolate, amendoim e cacau com manteiga e carne. Cidades diferentes usam recheios distintos, conforme os hábitos alimentares locais. Por exemplo, em Shanghai, a maior cidade chinesa, os bolinhos de Tang Yuan parecem ovos de pomba. Já em Ningbo, no leste, o Tang Yuan caracteriza-se pelo recheio grande e massa fina.
Nas regiões do norte, como aqui em Beijing, o Tang Yuan é mais doce. Porém, em algumas cidades do sul, como em Shanghai, muitos chineses preferem o Tang Yuan com recheio salgado. Papel e lápis na mão, anote primeiro os ingredientes.
Ingredientes:
Para a Massa: uma xícara e meia de farinha de arroz glutinoso
Para o recheio: 70g de carne picada
Uma colher de chá de óleo de gergelim
Uma colher de chá de vinho de cozinha
Alho-poró
Um pequeno pedaço de gengibre (cerca de 5 gramas)
Sal a gosto
Preparo:
1. Preparar a massa é bem simples. Coloque a farinha de arroz glutinoso em uma tigela grande. Adicione meia xícara de água e, aos poucos, misture a farinha até formar uma massa lisa e homogênea. Faça uma bola e deixe descansar por 30 minutos, cobrindo a tigela com um pano úmido.
2. Vamos aproveitar este tempo para preparar o recheio. Pique a carne até que fique bem moída, e coloque-a em um prato. De seguida, junte o gengibre picado, sal e óleo de gergelim, e mexa bem. Está pronto o recheio.
3. Agora, vamos preparar os bolinhos. Não esqueça, é muito importante que a massa descanse os 30 minutos. Depois, separe a massa em 3 ou 4 partes iguais e abra cada uma delas bem fina, com a ajuda de um rolo de macarrão em superfície enfarinhada.
4. Corte círculos de 8cm de diâmetros e coloque o recheio no centro, e feche como se fosse um rolinho.
5. Para finalizar, vamos cozer os bolinhos. Coloque todos os bolinhos numa panela com água fervente e deixe cozinhando em fogo médio. Quando eles flutuarem, adicione uma colher de sopa de água fria e deixe cozinhar um pouco mais. Quando eles flutuarem de novo, junte mais uma colher de água fria. Faça isso apenas duas vezes. Quando os bolinhos flutuarem uma terceira vez, coloque-os no prato e adicione um bocadinho de alho-poró picado. E pronto, é tempo para saborear esta delícia!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário