terça-feira, 12 de julho de 2016

O tempo necessário para despertar a empatia

A ideia da campanha de concientização da Amnistía Internacional España é muito simples: desconhecidos de um lado e outro da fronteira, refugiados e membros de países de acolhimento, postos frente a frente durante quatro minutos. Porque este é o tempo suficiente de contato visual para que surja a empatia, o entendimento, a necessidade de conhecer o outro, de contar sua vida e escutar a sua, de ajudar e integrar.

A Anistia reuniu pessoas da Polônia, Reino Unido, Bélgica ou Alemanha com sírios e somalis, pessoas de outra etnia, outra religião, outra maneira de vestir. E sempre consegue o mesmo resultado: uma mão estendida, um abraço, lágrimas compartilhadas. Há maiores que gesticulam com os dedos para comunicar sua idade; crianças que bricam correndo juntas, ainda que não entendam o que dizem; jovens que trocam telefones...

Uma preciosa iniciativa para criar consciência visando não vulnerar a declaração de direitos humanos, e que se transformou em viral nas redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário